No Mercado Livre, estamos fortemente comprometidos com o nosso papel social e reconhecemos a importância das organizações sociais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática e de um ambiente institucional favorável aos negócios sustentáveis.
Buscamos fortalecer o trabalho das ONGs e apoiar a inclusão digital delas. Por isso, articulamos esforços e disponibilizamos todas as soluções e benefícios do ecossistema do Mercado Livre para ajudá-las a captar e operar recursos, ampliar o alcance das iniciativas solidárias e promover a cultura da doação digital na América Latina.
Isso significa que, por meio do Mercado Livre Solidário, as ONGs podem: vender produtos ou serviços (produzidos por elas ou doados); realizar vendas e inscrições para eventos, treinamentos e atividades; receber doações; administrar fundos para a operação de seus programas; receber treinamento sobre captação de recursos e campanhas digitais; assim como se conectar com outras entidades da América Latina.
Até o momento, promovemos a inovação e fortalecemos o trabalho de mais de 3.600 organizações que já atuavam em suas causas e territórios em oito países da região: Argentina, México, Brasil, Colômbia, Uruguai, Chile, Peru e Venezuela. Por meio do Mercado Livre Solidário, elas movimentaram 26,9 milhões de dólares.
Da mesma forma, em linha com o nosso objetivo de escalar o impacto social por meio da tecnologia, desenvolvemos o Botão Doar, que oferece aos usuários do Mercado Pago uma maneira fácil e segura de realizar contribuições para as causas sociais de sua escolha, em ONGs da Argentina, Brasil e México que trabalham para atender às urgências dos que mais necessitam.
Temos certeza que muitas pessoas querem ajudar, por isso o Botão Doar é um recurso permanente que permite doar para diversas organizações em poucos cliques, de forma prática e confiável.
Vale ressaltar que, além das ações permanentes, são realizadas campanhas específicas em caso de emergências socioambientais. Em 2022, por exemplo, o Botão Doar foi acionado para enfrentar os incêndios ocorridos na província de Corrientes, na Argentina; para apoiar as comunidades afetadas pelas enchentes nos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro, no Brasil; e, no México, para ajudar as pessoas afetadas pelos danos causados pelo furacão Agatha no estado de Oaxaca.
Como parte de seu compromisso com campanhas solidárias, o Mercado Livre tem apoiado causas que defendem a segurança alimentar, a moradia, o apoio a pessoas com deficiência, o meio ambiente, a educação, a infância, a diversidade, entre outras questões de vital importância.