programa conectadas

Conectadas: o programa que ensina às jovens da região o potencial da tecnologia

Com esta iniciativa, o Mercado Livre oferece habilidades tecnológicas e de gestão a jovens mulheres da América Latina para que elas possam criar soluções inovadoras e projetar o futuro, ajudando a reduzir a desigualdade de gênero na indústria de tecnologia.

No Mercado Livre, nós entendemos que a educação é um eixo central na agenda de inclusão e equidade social, e buscamos reduzir as diferenças de conhecimento oferecendo oportunidades. Nós sabemos que, apesar da aceleração da transformação digital, o envolvimento das mulheres nesta área é baixo. Por isso, impulsionamos programas que promovem o acesso das mulheres às competências e habilidades necessárias para trabalhar e criar valor na indústria do conhecimento e em prol de um futuro sustentável.

De acordo com dados da Unesco, a matrícula de estudantes do sexo feminino na área de tecnologia da informação e comunicação em todo o mundo é de apenas 3%. Aos 15 anos, apenas 0,5% das meninas querem ser profissionais de ciência e tecnologia, em comparação com 5% dos meninos.

Devido a essa enorme exclusão digital, nasce Conectadas, uma iniciativa regional do Mercado Livre que procura aproximar as adolescentes latino-americanas da tecnologia, dando-lhes ferramentas e confiança para elas se tornarem agentes de mudança criando soluções inovadoras para os desafios que elas mesmas identificam em suas comunidades.

Conectadas é um programa de treinamento online gratuito e imersivo que oferece às jovens a possibilidade de aprender habilidades tecnológicas e de gestão por meio de uma série de painéis, workshops e palestras virtuais com especialistas. Nesses eventos elas têm acesso a conteúdos sobre transformação digital, economia 4.0 e sustentabilidade, UX Research and Data, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, comunicação e marketing digital, entre outros.

Realizado em parceria com a organização Chicas en Tecnología e a startup social Reprograma, o Conectadas incentiva meninas de 14 a 18 anos a construírem uma comunidade colaborativa que as inspire e empodere. Assim se forma uma rede de jovens comprometidas de diversos ambientes e países, que se envolvem, pensam e criam projetos de base tecnológica em equipe.

Nas reuniões, elas são orientadas por mulheres especialistas em tecnologia do Mercado Livre, cujas contribuições são fundamentais em mais de um aspecto. Como aponta a UNESCO, “a presença de modelos femininos em disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) pode mitigar os estereótipos negativos de gênero sobre essas carreiras e dar às meninas uma compreensão real dessas profissões”.

Lançado em abril de 2021, o programa já teve duas edições, das quais participaram mais de 2.700 adolescentes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. As jovens desenvolveram mais de 370 projetos tecnológicos com impacto social, focados principalmente em saúde e bem-estar, educação de qualidade e ação climática. Elas foram acompanhadas por 68 mulheres profissionais do Mercado Livre, líderes, especialistas e referências em tecnologia.

Depois de participar do programa, quase uma centena de jovens recebeu bolsas para continuar a formação em tecnologia e inovação, para continuar se especializando em design de aplicativos e páginas web, programação com Python, Front End e Full Stack, entre outros.