relatório de transparência primeiro semestre de 2024

Mercado Livre reforça seu compromisso com transparência e a segurança no ecossistema digital

O Relatório de Transparência do Mercado Livre, relativo ao primeiro semestre de 2024, comprova o avanço da empresa em pilares fundamentais como requerimento de informação, moderação de conteúdos, direitos de propriedade intelectual e privacidade dos usuários.

No ano do seu 25º aniversário, o Mercado Livre continua aproveitando ao máximo sua capacidade tecnológica para operar com um olhar voltado para maior transparência dos negócios. Nesse sentido, a empresa apresentou seu Relatório de Transparência referente ao primeiro semestre de 2024, destacando avanços e conquistas na criação de um ambiente digital seguro e confiável para seus milhões de usuários. 
O relatório mostra aumento na eficiência em quatro pilares de atuação

Principais dados do relatório:

  • Requerimentos de informação: durante o primeiro semestre de 2024, o Mercado Livre respondeu positivamente a 89% dos 45.368 requerimentos de informação por parte de diversas autoridades do poder público.
  • Moderação de conteúdo: 97% das publicações removidas por violarem os termos e condições da plataforma foram detectadas pelas equipes e sistemas do Mercado Livre, o que demonstra a eficácia das ferramentas tecnológicas disponíveis. Essas postagens eliminadas representaram 0,77% do enorme volume de 592 milhões de postagens ativas.
  • Proteção dos direitos de propriedade intelectual (DPI): 90% dos conteúdos removidos por violação de direitos de propriedade intelectual foram detecções proativas. No período, foram recebidas 500.021 reclamações por meio do Brand Protection Program (BPP).
  • Privacidade: neste período, 92% dos 1.202.923 casos de direitos de acesso, retificação, cancelamento e oposição (ARCO) exercidos pelos usuários foram geridos através de ferramentas automatizadas, que garantiram respostas mais rápidas e eficientes.

Compromisso com a segurança digital

“No Mercado Livre acreditamos firmemente na importância de criar um ambiente digital seguro e transparente. Cada avanço que tivemos é um sinal do nosso compromisso de melhoria contínua na experiência dos nossos usuários e de proteção da confiança na nossa plataforma”, disse Federico Deya, Diretor Jurídico Sénior do Mercado Livre.

O relatório de transparência do Mercado Livre, que é semestral, reforça a missão da empresa de construir um ecossistema digital confiável, com foco na segurança do usuário e na melhoria constante de seus processos.
 

Veja o Relatório de Transparência completo.